2 de Fevereiro Dia da Mãe das Águas  

279
520
visualizações

Mãe das Águas 

No dia 2 de fevereiro é comemorado o dia de Iemanjá e de Nossa Senhora dos Navegantes. Mas as duas protetoras são a mesma? Isso ocorreu por causa do sincretismo ocorrido no século XVIII. Quando os negros trazidos da África sofriam repressão do catolicismo por conta da religião Afro. Dessa forma, eles comparavam seus orixás aos santos católicos.  

O sincretismo afrocristão foi uma maneira de cultuar seus orixás através dos santos dos senhores de engenho para então enganar a vigilância religiosa. Assim, os adeptos ao culto aos orixás se mostravam convertidos, mas apenas aparentemente. Por isso, até hoje, encontra-se nos terreiros, imagens de santos católicos, especialmente na umbanda.

Quem é Nossa Senhora dos Navegantes?  

Imagem relacionada 

Nossa Senhora dos Navegantes é um dos títulos atribuídos a Maria, mãe de Jesus Cristo. Maria começou a receber essa designação quando os marinheiros e outras pessoas que viajavam pelo mar faziam orações que lhes garantissem proteção. 

Eles acreditavam que Maria poderia protegê-los dos perigos do mar, como tempestades e naufrágios. 

Nossa Senhora da Boa Esperança, Nossa Senhora da Boa Viagem, Nossa Senhora da Esperança e Nossa Senhora das Candeias são outros nomes atribuídos a Nossa Senhora dos Navegantes. 

 

ORAÇÃO À NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES 

 

“Ó Nossa Senhora dos Navegantes, Mãe de Deus criador do céu, da terra, dos rios, lagos e mares; protegei-me em todas as minhas viagens. Que ventos, tempestades, borrascas, raios e ressacas, não perturbem a minha embarcação e que monstro nenhum, nem incidentes imprevistos causem alteração e atraso à minha viagem, nem me desviem da rota traçada. Virgem Maria, Senhora dos Navegantes, minha vida é a travessia de um mar furioso. As tentações, os fracassos e as desilusões são ondas impetuosas que ameaçam afundar minha frágil embarcação no abismo do desânimo e do desespero. Nossa Senhora dos Navegantes, nas horas de perigo eu penso em vós e o medo desaparece; o ânimo e a disposição de lutar e de vencer tornam a me fortalecer. Com a vossa proteção e a bênção de vosso Filho, a embarcação da minha vida há de ancorar segura e tranquila no porto da eternidade. Nossa Senhora dos Navegantes, rogai por nós”.

Quem é Iemanjá?  

 Imagem relacionada

Iemanjá é proveniente de uma nação chamada Egbá, na Nigéria, onde existe um rio com o mesmo nome deste orixá. Ela seria filha de Olokum (mar) e mãe da maioria dos Orixás. Na África, é associada à fertilidade e fecundidade. 

Nas danças míticas, seus iniciados imitam o movimento das ondas executando curiosos gestos, como se estivessem nadando no mar. Ela segura um leque de metal e um espelho. O seu leque, chamado abebê, tem em seu centro um recorte, onde surge o desenho de uma sereia. Em outros modelos deste apetrecho, constam a lua e a estrela. Complacente e pródiga, a mãe das águas é responsável pela pescaria farta. 

Iemanjá é sincretizada com Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora da Conceição ou Nossa Senhora das Candeias.

 

Iemanjá
Significado: iya; mãe. Omo; filho. Eja, peixe
Dia da semana: Sábado
Cores: branca e azul (cristal translúcido)
Saudação: O doiá! (odo, rio), Odofé Ayabá (amada senhora do rio)
Número: 5
Elemento: água
Domínio: mar, água salgada
Instrumento: abebê (espelho)
Metal: prata
Toque: ijiká
Pedras: Água Marinha traz calma, paz interior, aproximando as entidades protetoras. Mas a nobre pedra de Iemanjá é a Safira.
Colar do iniciado: cristal (significado: frio, imobilidade, silêncio, criação)
Cor da roupa do orixá e iniciado: branca
Comida seca: gosta de mel (oyin), milho branco, camarões com coco
Bebida: água (omi)
Quizila (desagrado): epo (azeite de dendê), pimenta
Animais de sua predileção: cabra, galinha, pata. Sua quizila é peixe com pele
Assentamento: porcelana branca (podendo ter desenhos da cor azul claro)
Número de qualidades: 16 (Iyá Sagbá – Iemanjá Ogunté, Susure, Aynu, Iyaku, Kaia, Sesu, Masemale etc.)
Folhas: bredo sem espinho, alfavaquinha, folha da Costa, malva branca etc 

Comments are closed.