O MAIOR ECLIPSE LUNAR DO SÉCULO XX VOCÊ SABE OQUE ACONTECEU NA ÉPOCA? VAMOS RELEMBRAR?

65
239
visualizações

SALVE SUA ESTRELA,

Preparei com muito amor este conteúdo para você, Sarah Zaad

muito se fala do eclipse do dia 27/07/2018 e o último elipse do século XX, oque aconteceu na época?

Vamos relembrar? Primeiro vamos falar sobre o maior eclipse do século XXI, que acontecerá no dia 27/07/2018,

 

 VEJA OQUE ACONTECE QUANDO OCORRE UM ECLIPSE LUNAR:


Um eclipse da Lua acontece quando lua, Terra e o Sol estão alinhados e a Lua coloca-se atrás da sombra da Terra. A parte mais escura da sombra, a umbra, é o que torna possível o fenômeno, que acontece tipicamente três vezes por ano – a última delas no dia 31 de Janeiro deste ano, eclipse que ficou conhecido por “Lua Sangrenta Azul”.

O eclipse classifica-se, no entanto, pelos vários tipos de sombra da Terra e de como tapam a Lua. No eclipse total, a Lua vai ficar vermelha devido à reflexão da luz do Sol sobre a atmosfera da Terra durante o pôr e o nascer do sol. “É como se o nosso planeta projetasse o nascer e o pôr-do-sol simultaneamente na Lua”,

Haverá ainda o eclipse lunar penumbral, em que a Lua passa pela penumbra da Terra – a região da sombra que recebe apenas alguma luz do Sol – e o eclipse lunar parcial, que é um misto das duas anteriores.

PARA SABER A PREVISÃO DO SEU SIGNO E TUDO SOBRE O ECLIPSE DO DIA 27/07/2018 E SÓ CLICAR AQUI:

Agora vamos relembrar fatos acontecidos no ano do maior eclipse lunar do século XX

No dia 3 de março de 1988 aconteceu o maior eclipse lunar do século XX, neste ano muitos acontecimentos importantes aconteceram, vamos agora ver os fatos mais importantes

AQUI DEIXO UM E-BOOK PARA MELHOR ENTENDIMENTO DOS ECLIPSES DE FORMA TEÓRICA

O Brasil e o Mundo em 1988: País ganha nova Constituição, Chile diz não à Pinochet, Ben Johnson mancha a Olimpíada, Senna é campeão e Chacrinha se vai.

Fotos do google

ECLIPSES

Instalada no ano anterior, a Assembleia Constituinte trouxe ao país a nova Constituição, promulgada em 5 de outubro por Ulysses Guimarães. O novo documento da democracia privilegiou o retorno da cidadania através do retorno dos direitos e garantias fundamentais que fora ignoradas na Constituição da ditadura. No mesmo ano é aprovada a extensão do mandato presidencial que passa a ser de 5 anos.

Em 1988 surgiu um novo partido, o PSDB, criado por dissidentes do PMDB dentre eles Fernando Henrique Cardoso, José Serra, Mário Covas e Franco Montoro.

O seringueiro Chico Mendes é assassinado na porta de sua casa na noite de 22 de dezembro quando ia tomar banho.O crime ganhou repercussão mundial, pois Chico era um dos lutadores pela preservação da Amazônia. Os assassinos foram condenados à prisão.

O Rio de Janeiro conviveu mais uma vez com a tragédia das águas. Na noite de 18 de março e temporal de meia hora provocou uma série de enchentes que alagou as ruas da capital deixando 300 mortes. Em Petrópolis morreram 170 e 600 ficaram desabrigadas por conta dos desmoronamentos.

Em Volta Redonda metalúrgicos entram em greve e os tanques invadiram a sede da Companhia Siderúrgica Nacional. Três pessoas morreram.

Nas eleições municipais o PT foi o vencedor e um dos destaques foi Luiza Erundina que foi eleita prefeita da maior cidade do país, São Paulo.

Na eleição americana a vitória foi de George Bush que venceu o candidato democrata Michael Dukakis.

Depois de oito anos terminava a Guerra entre Irã e Iraque. O conflito entre os dois países vizinhos teve um saldo de mais de 1 milhão de mortos.

O Chile disse não à mais um mandato para o ditador Augusto Pinochet. Em plebiscito o não venceu e com isso Pinochet que governou o país com mãos de ferro tinha data pra deixar o poder, que aconteceu em março de 1990 quando tomou posse o primeiro presidente civil eleito pelo povo.

Uma das novelas mais marcantes em todos os tempos, Vale Tudo, escrita por Gilberto Braga e Aguinaldo Silva emociona o país. A trama retrata a questão da corrupção. O elenco de estrelas tinha Regina Duarte no papel da sofredora Raquel, Glória Pires no papel da rasteira Maria de Fátima, Renata Sorrah no papel da alcoólatra Heleninha, mas o destaque ficou mesmo com Beatriz Segall no papel da vilã Odete Roitman, considerada a maior da história da dramaturgia. O último capítulo prende a atenção do país quando Leila, personagem de Cássia Kiss mata a vilã com dois tiros. A cena final mostra Marco Aurélio, personagem de Reginaldo Faria fugindo do país e dando uma banana ao Brasil ao som de Brasil, música de Cazuza cantada por Gal Costa.

Uma revolução no humor. Com uma nova linguagem a TV Pirata rompe padrões e se destaca pelo jeito nonsense e pela sátira. No elenco destaque para Regina Casé e Ney Latorraca.

Em 88 o SBT decide sofisticar sua programação trazendo nomes de peso como o humorista Jô Soares que deixa o humor de lado para se tornar um dos maiores entrevistadores da TV brasileira com o Jô Soares 11:30 e inova com a figura do âncora nos telejornais com a estreia do TJ Brasil com Bóris Casoy.

Em 88 Angélica se torna a nova queridinha das crianças no comando do Clube da Criança na Rede Manchete trazendo junto os super heróis japoneses como Jaspion e Changeman que logo viram mania.

O fato mais marcante das Olimpíadas de Seul foi o escândalo de doping de Ben Johnson. Na final dos 100 metros rasos ele venceu a prova com o tempo de 9s79, mas a marca foi anulada devido ao doping. Johnson foi flagrado e pego por usar esteroides anabolizantes. O doping manchou a carreira dele e a credibilidade do evento. Ele foi punido com a perda da medalha de ouro.

O Brasil conquistou seis medalhas nos Jogos de Seul. Nossa única medalha de ouro veio do judô com Aurélio Miguel nos meio pesados, tivemos duas pratas com Joaquim Cruz (800 m) no atletismo e com a seleção brasileira de futebol e três bronzes com os irmãos Torben e Lars Grael na vela e com Robson Caetano nos 200 metros rasos.

Num ano em que as McLaren sobraram, Ayrton Senna conquistava seu primeiro título mundial de Fórmula 1 numa disputa ferrenha com o francês Alain Prost. Os dois disputaram o título ponto a ponto até a corrida de Suzuka, onde Senna se recuperou de uma péssima largada, passou um a um inclusive Prost para conquistar o tão sonhado título. Foram oito vitórias contra sete do francês.

O Brasileiro de 88 foi decidido somente em 89 e o grande campeão foi o Bahia dirigido por Evaristo de Macedo que venceu o Internacional na final. Naquele time campeão se destacaram os atacantes Bobô e Charles.

O Brasil ficou menos alegre com a perda de Abelardo Barbosa, o eterno Chacrinha, o comunicador que comandava a massa e buzinava os maus calouros, seja na Discoteca, na Buzina ou no Cassino que se consagrou nas tardes de sábado da década de 80. Chacrinha morre em 30 de junho e leva junto a alegria e a bagunça. Os amantes da Ferrari ficaram sem seu patriarca Enzo, morto em 15 de agosto. O poeta Menotti del Picchia também se vai. Morreram ainda em 88 a jurada Aracy de Almeida, o pintor Alfredo Volpi, o maestro Radamés Gnatali e a nadadora Renata Agondi, que tentou atravessar a nado o Canal da Mancha.

Comments are closed.