Baralho Cigano e sua Origem

4281
250
visualizações

Salve Sua Estrela!

Vocês que acompanham meu trabalho sabem mais ou menos como funciona o baralho cigano e provavelmente gostariam de saber mais sobre eles, não é mesmo? Pois este oráculo tão famoso e tão ligado ao misterioso povo nômade tem suas origens ligadas a uma figura igualmente misteriosa.

Me refiro à Madame Lenormand, a mulher que ficou famosa por conta de suas previsões, e que tem até os dias de hoje, seu nome ligado às origens do famoso baralho cigano.

Quem foi Madame Lenormand?

Marie Anne Adelaide Lenormand nasceu na França, em 1772, tendo se popularizado por ser uma cartomante profissional famosa por suas previsões quase sempre certeiras.

Considerada até os dias de hoje a maior cartomante francesa de todos os tempos, Marie Anne, que ficaria conhecida como Madame Lenormand, também ficou famosa por ter sido considerada a criadora do chamado baralho cigano.

Madame Lenormand lançou muitos livros importantes, além de diversos escritos, sendo que por conta disto, acabou sofrendo perseguições pelo resto de sua vida, especialmente por causa do conteúdo controverso de suas obras.

Ela acabou vindo a falecer em Paris, no dia 25 de junho de 1843, deixando uma verdadeira fortuna, que foi herdada por um sobrinho seu, já que ela, aparentemente não tinha filhos.

Madame Lenormand construiu sua fama em toda a França pelo fato de alegar que tinha dado conselhos para muitas pessoas famosas, entre elas, diversos líderes da Revolução Francesa.

Ela ficou na ativa, lendo cartas para muitas pessoas durante mais de 40 anos, sempre com grande quantidade de acertos, o que fez sua fama crescer ainda mais, o que fez com que ela despertasse a raiva de autoridades.

Petit Lenormand (Pequeno Lenormand)

Madame Lenormand era uma poderosa vidente, apaixonada por carta ela jogava tarot, baralho ungaro e diziam que ela criou outros baralhos também. O mais famoso é o Baralho Cigano com 36 lâminas, na época conhecido como Petit Lenormand (Pequeno Lenormand) ou Le Petit Cartomancien (A Pequena Cartomante) que é uma redução de outro baralho chamado Sibyll Alençon ou La Sibylle de Salons que era o apelido da Madame nos salões onde ela jogava cartas. Esse apelido era uma associação a ela aos ciganos. Esse baralho tinha 52 cartas do baralho comum com seus naipes. Há quem diga que o Baralho de 36 lâminas era um baralho de origem cigana com uma simbologia estranha, então foi traduzido por ela com outros símbolos que facilitaram a leitura para quem não é cigano. Mas essa não é uma teoria constatada. Outra também não constatada, mas é aceita, é que as gráficas passaram a imprimir vários baralhos e associar ao seu nome como estratégia de vendas.

     Independente de qual seja a verdadeira origem do Baralho Cigano é fato que teve uma aceitação popular muito grade na França até os dias de hoje, assim como em todas as outras partes do mundo. 

Baralho Cigano X Tarot – Entenda a Diferença

Entre as principais diferenças entre o tarot e o baralho cigano está o seu número de cartas, onde o tarot se sobressai com 78 arcanos, divididos entre os menores e maiores. O mesmo acontece quanto a complexidade de seus elementos, onde os símbolos e padrões minuciosamente observados definem os significados de acordo com a pergunta realizada.

Já o baralho cigano, também conhecido como petit lenormand é mais jovem, contando com cerca de 210 anos e uma quantidade menor de cartas. Outra diferença, além das já citadas, incluem uma interpretação mais simplificada e criação a partir do imaginário coletivo do povo, uma vez que muitos de seus símbolos expressos nas cartas estão vivos e seus significados são praticados frequentemente na cultura atual (como a representação do cão quanto à fidelidade, por exemplo).

No entanto, mesmo com toda a simplicidade, quanto maior o estudo, a habilidade, intuição e a profundidade do leitor diante de tais significados, mais complexa será a interpretação. Isso também é bastante válido em relação ao tarot, o qual requisita um conhecimento mais aprofundado prévio desde a interpretação mais básica para melhores resultados interpretativos.

Comments are closed.