Dia de São Jorge

14
1347
views

Salve Sua Estrela! O Dia de São Jorge é comemorado anualmente em 23 de abril e é considerado um feriado estadual do Rio de Janeiro.

A data é celebrada por várias nações e culturas para quem o santo é patrono, como Reino Unido, Portugal, Geórgia, Catalunha, Bulgária e outros. Existe uma história popular de que a imagem de São Jorge matando o dragão pode ser visível na lua cheia. São Jorge foi um padre e soldado romano no exército do imperador Diocleciano, e é venerado como mártir cristão. Conhecido como “santo guerreiro”, é um dos santos mais venerados no catolicismo e ficou imortalizado no conto em que mata o dragão.

Antes de 2008, o feriado era comemorado apenas no município do Rio de Janeiro, pois São Jorge é o padroeiro desta cidade, até que foi instituído feriado estadual de acordo com a Lei 5198/08, de 05 de março. A figura de São Jorge também é cultuada pelas religiões afro-brasileiras, como a Umbanda. Neste caso, São Jorge é sincretizado na forma do orixá

A Origem do Sincretismo Religioso

Durante o período de colonização, quando chegaram os primeiros escravos africanos e colocaram seus pés em terras tupiniquins, estes trouxeram consigo suas próprias crenças, sua religião e suas divindades. Uma grande parcela dos escravos africanos a desembarcarem no país, pertenciam às regiões onde hoje estão a Nigéria, Benin e Togo e, de sua origem iorubá veio também a cultura do Candomblé. Entretanto, uma vez que a religião oficial e predominante entre seus senhores e império a quem até então a terra pertencia era o cristianismo, o culto a qualquer outra religião era terminantemente proibido. Aquele que era pego cultuando dividades fora do cristianismo era severamente punido e, desta forma, os escravos se viram impedidos de reverenciarem a quem eles mais desejavam clamar por ajuda. Sendo assim, encontraram secretamente uma outra forma de homenagear e orar por seus orixás sem que fossem punidos por isso, realizando associações entre as santidades presentes na religião do homem branco e as reverenciadas pelos escravos. Entre suas comunidades, os negros continuavam a cultuar seus próprios deuses, podem utilizando a imagens de santos cristãos, livrando-se das punições de seus senhores, os quais desconheciam os rituais do povo africano.

A Relação de Sincretismo entre Ogum e São Jorge Guerreiro

O sincretismo religioso de figuras santas e divindades entre crenças é muito comum e, como esperado, poderosos orixás também possuem equivalentes em outras religiões, como é o caso de Ogum e São Jorge Guerreiro, sendo a associação de ambos ocorrida dentro da Igreja Católica. Na realidade, não somente Ogum, mas todos os 16 Orixás presentes na umbanda e no candomblé possuem seus equivalentes dentro do cristianismo, em um sincretismo desenvolvido ainda no período colonial Brasileiro e intimamente ligado à escravatura. Assim também ocorreu com Ogum e São Jorge Guerreiro, o poderoso Orixá que foi facilmente associado com outra figura de imenso espírito guerreiro do cristianismo. Na cultura africana, Ogum é conhecido por sua força e sua maneira impetuosa perante a injustiça; lembrado por ser o portador do ferro e do fogo, representa uma força e sede insaciável por batalhas, as quais sempre obtém vitórias. Na história, o orixá guerreou incessantemente contra reinos vizinhos, saqueando e devastando muitos outros, conquistando o trono a seu filho posteriormente. São Jorge, por sua vez, detém a mesma reputação de grande guerreiro e defensor dos justos, tendo dado nome a diversas cidades e até mesmo a exércitos. Conta a lenda que este cavaleiro, vindo da Capadócia, foi o responsável por derrotar um grande dragão que assolava os cidadãos de Silena, na Líbia.

Em alguns casos também é possível encontrar a imagem de Ogum associada a nomes como Santo Antônio, o que acontece com frequente pois com a numerosa quantia da santos e figuras cristãs, não era incomum que os Orixás fossem relacionados a mais de uma entidade.

Oração a São Jorge

Eu andarei vestido e armado, com as armas de São Jorge. Para que meus inimigos tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me enxerguem, nem pensamentos eles possam ter para me fazerem mal. Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem ao meu corpo chegar, cordas e correntes se quebrem sem ao meu corpo, amarrar.

São Jorge, cavaleiro corajoso, intrépido e vencedor; abre os meus caminhos. Ajuda-me a conseguir um bom emprego; faze com que eu seja bem quisto por todos: superiores, colegas e subordinados. Que a paz, o amor e a harmonia estejam sempre presentes no meu coração, no meu lar e no meu serviço; vela por mim e pelos meus, protegendo-nos sempre, abrindo e iluminando os nossos caminhos, ajudando-nos também a transmitirmos paz, amor e harmonia a todos que nos cercam. Amém.

Poderosa oração para libertação de obstáculos e demandas. Faça seu pedido ouça 7 vezes a oração repetindo seu pedido com muita Fé! Homenagem ao dia de São Jorge .

TEMA: QUAIS OS MALES SERÁ CORTADO EM SUA VIDA? ESPECIAL DIA DE OGUM/SÃO JORGE

Previous articleEspecial Páscoa
Next articleDia de Preto Velho
SHARE

14 COMMENTS

  1. You are so cool! I do not suppose I have read through
    anything like that before. So nice to find another person with genuine thoughts on this subject matter.
    Seriously.. thank you for starting this up.
    This website is one thing that is required on the internet, someone with some originality!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here